quarta-feira, 27 de julho de 2011

RÚKHA hol - RODSHUA! QUEM É ELE?? "A 3ª PESSOA DA TRINDADE":

O ESPÍRITO SANTO [RÚKHA hol – RODSHUA]:




(DICIONÁRIO DA EDITORA: AGNOS. “O ANTIGO TESTAMENTO” INTERPRETADO VERSÍCULO POR VERSÍCULO. AUTOR: “R. N. CHAMPLIN, Ph D.”).

ESTUDO FEITO POR ANSELMO ESTEVAN. COM FORMAÇÃO DE BACHAREL EM TEOLOGIA PELA FACULDADE IBETEL (SUZANO) – EM DEFESA DA TERCEIRA PESSOA (E.S. EXISTE?). COM A OBSERVAÇÃO DOS NOMES DA TRINDADE, SER GRIFO MEU!







ESPÍRITO (RÚKHA) DE DEUS (YAOHU).

Esboço.

I. Operações Históricas entre os Homens.

II. Nomes do Espírito (Rúkha).

III. O Espírito (Rúkha) é uma Pessoa.

IV. Sumário de Qualidade e Atribuições.

V. Espírito (Rúkha) da Verdade.

VI. Testemunha da Salvação dos Crentes.

VII. A Obra e a Orientação do Espírito (Rúkha).

VIII. Autor de Inspiração.

IX. O Espírito (Rúkha) de Cristo (Christós) é o Espírito (Rúkha) de Deus (Yaohu).

X. Dons do Espírito (Rúkha) SEPARADAMENTE EM OUTRO ESTUDO!



I. Operações Históricas entre os Homens.



1. Ele atuou na criação, Gn 1,2 mas como agende de Deus (Yaohu), em relação aos homens, nas páginas do AT, o Espírito Santo (Rúkha hol RODSHUA) não era outorgado como dádiva permanente. Aparentemente isso sucedia até mesmo no caso dos profetas, embora seja seguro pensarmos que os homens mais profundamente espirituais daquele período possuíam o dom do Espírito (Rúkha) por tempos mais dilatados que o comum. (Ver Ml 2,15; e Sl 51,11). A operação do Espírito Santo (Rúkha hol RODSHUA), nos tempos do AT, era equivalente ao que sucede no período neotestamentário, pelo menos em termos gerais, excetuando o fato de que ele então não habitava permanentemente no crente, conforme sucede aos crentes do NT, segundo é expressamente ensinado nas Escrituras. No AT o Espírito Santo (Rúkha hol – RODSHUA) é retratado a lutar com os homens (ver Gn 6,3), a ilumina-los (ver Jó 32,8), a dar-lhes forças especiais (ver Jz 14,6.19), a conceder-lhes sabedoria (ver Jz 3,10; 6,34), a outorgar-lhes revelações (ver Nm 11,25 e 2Sm 23,2), a outorgar-lhes revelações (ver Nm 11,25 e 2Sm 23,2), a prestar-lhes instruções sobre a sabedoria, o entendimento, o conselho, o poder, a bondade e o temor de Deus (Yaohu) [ver Is 11,2] e a administrar-lhes a sua graça (ver Zc 12,10).

2. Durante a vida terrena de (YHVH – Yaohushua) [Senhor Jesus, pelo livro DA EDITORA AGNOS...], a atuação do Espírito Santo (Rúkha hol – RODSHUA) acompanhava as linhas gerais estabelecidas no AT, com a exceção que houve então a promessa da vinda do Espírito Santo (Rúkha hol – RODSHUA) como alter ego de Cristo (Christós), como quem haveria de dar continuidade à presença e à obra de Cristo (Christós) no mundo, como agente de sua personalidade. (Ver João 14,15-17.25.26; 15,27; 16,5-15). O Senhor Jesus (O YHVH – Yaohushua) ensinou aos seus discípulos, quando de sua presença entre os homens, que o Espírito Santo (Rúkha hol – RODSHUA) lhes seria dado em resposta às suas orações. (Ver Lc 11,13).

3. Quando do encerramento de seu ministério terreno, Jesus (Yaohushua) prometeu que ele mesmo rogaria ao Pai, a fim de que o dom do Espírito Santo (Rúkha hol – RODSHUA) fosse amplamente outorgado aos seus seguidores. (Ver João 14,16.17).

4. Na noite do dia em que ressuscitou, Cristo (Christós – O UNGIDO O MESSIAS – Mashiach) deu aos seus discípulos, no cenáculo, um balejo preliminar do Espírito Santo (Rúkha hol – RODSHUA), como promessa e garantia do dom mais completo que se seguiria, ao soprar sobre eles, provavelmente no mesmo cenáculo. (Ver João 20,22).

5. No dia de Pentecostes, o Espírito Santo (Rúkha hol – RODSHUA) desceu sobre todos quantos estavam reunidos no mesmo cenáculo, em um total de cerca de 120 pessoas. Não se há de duvidar que essa dádiva do Espírito (Rúkha) envolveu mais do que os doze apóstolos, segundo fica subentendido no trecho de Atos 2,14, como também na profecia de Joel, conforme Simão Pedro mencionou em seu sermão, como interpretação daquela extraordinária ocorrência, que acabara de suceder. Ver (Atos 2,16-21 e Joel 2,28-32). Essa profecia revela-nos como o Espírito (Rúkha) haveria de ser derramado sobre toda a carne, de modo pleno e transbordante. Os cento e vinte irmãos reunidos no cenáculo, pois foram os primeiros a experimentar isso.

6. O restante da história diz respeito a como esse dom se expandiu a ponto de abarcar todos os povos; tanto aos judeus (evidentemente através da imposição de mãos, como método principal – ver Atos 8,17 e 9.17) como aos gentios (sem imposição de mãos, mas assim exerceram fé – ver Atos 10,44 e 11,15-18).

7. Todo crente deve possuir o Espírito Santo (Rúkha hol – RODSHUA), pois de outro modo nem crente é. Isso pelas seguintes razões: A. Todo crente é nascido do Espírito (Rúkha) [ver João 3,3.6 e 1 João 5,1]. B. Todo crente é habilitado pelo Espírito (Rúkha) [ver 1Co 6,19; Rm 8,9-15; 1 João2,26 e Gl 4,6], e é assim que o crente se torna templo de Deus (Yaohu). C. Todo crente possui o que se chama de batismo do Espírito (Rúkha) [ver 1Co 12,12.13; 1 João2,20.27]. D. Esse batismo é o selo de Deus (Yaohu) que lhe assegura a obra final e completa da graça divina em sua vida (ver Ef 1,13 e 4,30).

8. Mas nem todo crente é igual aos demais, na questão da experiência da presença habitadora do Espírito Santo (Rúkha hol – RODSHUA) ou da vida espiritual que ele nos concede (ver Atos 2,4 em comparação com Atos 4,29-31). Esses passos bíblicos mostram-nos que até mesmo os discípulos originais, que miraculosamente receberam o Espírito Santo (Rúkha hol – RODSHUA), no dia do Pentecostes, depois receberam-no novamente, da maneira notável. Com base nessa informação, podemos supor que não há limites para o que o Espírito Santo (Rúkha hol – RODSHUA) pode e que fazer na vida do crente, dependendo das circunstâncias e da obediência pessoal a quem o Espírito (Rúkha) infunde. Outrossim, nem todos os seguidores de Cristo (Christós) são iguais na questão dos dons que o Espírito Santo (Rúkha hol – RODSHUA) dá, porque isso depende, por semelhante modo, da experiência espiritual que o indivíduo tem com Deus (Yaohu), de sua obediência, de sua receptividade e de sua busca diligente pelas realidades espirituais.

No que concerne à questão do batismo do Espírito Santo (Rúkha hol – RODSHUA), conforme o termo é usado em trechos como 1Co 12,12.13 e 1 João 2,20.27, esse é o batismo que unifica todos os crentes, vinculando-os uns com os outros. Essa é a operação fundamental do Espírito Santo (Rúkha hol – RODSHUA) na comunidade da Igreja messiânica (o livro traz cristã) mas como entendo o termo errôneo pois o correto é Christós então coloco o grifo meu como (messiânico – seguidores do Messias) – grifo meu; pois como a mesma ele infunda em todos os crentes algo da realidade que Cristo (Christós) é, assegurando-lhes o seu destino apropriado, como discípulos seus. Todavia, se todos bebem assim do Espírito (Rúkha), por outro lado, no tocante à questão de alguma dádiva especial, como preparação para o serviço cristão (messiânico), dotação de poder e de dons espirituais, como o falar em línguas e outras manifestações (segundo o parecer de muitos, nem sempre há o acompanhamento do falar em línguas, nossas manifestações especiais), é mister que se diga que nem todos os crentes são assim “batizados”.

II Nomes do Espírito (Rúkha)

Quais são os nomes que o Espírito Santo (Rúkha hol – RODSHUA) recebe nas páginas do NT? Ele é chamado de: A) Espírito de Deus (Rúkha de Yaohu) [ver Rm 8,14]; B) Espírito de Cristo (Rúkha de Christós ou Yaohushua) [Rm 8,9]; o Espírito do Pai (Rúkha do Pai ou Rúkha de Yaohu) [ver Mt 10,20]; D) Espírito do Senhor (o correto: Rúkha de YHVH) [ver 2Co 3,17]; e, Espírito Santo {Rúkha Qadôsh} (Rúkha hol – RODSHUA) [ver Atos 2]; F) Espírito de sabedoria e revelação (Rúkha de sabedoria e revelação) [ver Ef 1,17]; G) Espírito de poder (Rúkha de poder); de amor e de bom senso [ver 2Tm 1,7]; H) Espírito de adoção ou de oração (Rúkha de adoção ou de oração) [Rm 8,15]; I) Espírito de santificação (Rúkha de santificação [ver Rm 1,4]; J) Espírito de vida (Rúkha de vida) [ver Rm 8,10]; L) Espírito de mansidão (Rúkha de mansidão) [ver 1Co 4,21] M) Espírito de consolo (Rúkha de consolo [ver Atos 9,31]; N) Espírito de glória (Rúkha de glória) [ver 1Pe 4,14]; O) Espírito de selagem (Rúkha de selagem), garantia da vida eterna [ver Ef 1,13.14]: P) Espírito de todas as bênçãos carismáticas cristãs (Rúkha de todas as bênçãos carismáticas messiânicas) [ver 1Co 12,4]; Q) Espírito da verdade (Rúkha da verdade) [ver João 14,27; 15,27; e 16,13]; R) Paracleto, Ajudador [ver João 14,16].

III O Espírito (Rúkha) é uma Pessoa.

Às obras e características desta Pessoa Divina.



O Espírito Santo (Rúkha hol – RODSHUA) é um ser vivo, dotado de personalidade própria, não sendo meramente uma influência ou emanação de Deus (Yaohu). Antes, é uma pessoa, claramente divina, que faz parte da trindade da deidade. (Ver João 14,16.17.26; 16,7-15 e Mt 28,19).

1. Como o Espírito Santo (Rúkha hol – RODSHUA) é visto no AT? Ele é visto como: A) Uma pessoa divina, dotada de atributos divinos (ver Gn 1). B) compartilhou da obra da criação, o que nos pode dar a entender a sua onipotência (ver Gn 1,2; Jó 26,13 e Sl 104,30). C) dotado de onipresença (ver Sl 139,7). D) testifica aos homens no tocante ao pecado e à justiça (ver Gn 6,3). E) age como agente iluminador do entendimento humano (ver Jó 32,8). F) dota os homens de poder (ver Êx 28,3 e 31,3). G) aparece como o Espírito (Rúkha) de sabedoria (ver Jz 3,10 – 6,34; 11,29 e 13,25). H) inspira as declarações divinas e as profecias (ver Nm 11,25 e 2Sm 23,2). I) É um agente que ajuda aos servos de Deus (Yaohu) [ver Sl 51,2; Jl 2,23; Mq 3,8 e Zc 4,6]. J) é santo e bom (ver Sl 51,11 e 143,10). I) age como juiz (ver Is 4,4). M) possui os atributos de sabedoria, entendimento, conselho, poder, bondade, conhecimento, e inspira o temor de Deus (Yaohu) [ver Is 11,2]. N) influencia e vem habitar nos homens em ocasiões especiais, para realizar propósitos especiais, não o fazendo permanentemente (ver Sl 51,11; não havendo nenhuma indicação no AT de que o Espírito (Rúkha) descesse sobre qualquer pessoa, exceto os profetas ou outros indivíduos de importância, para alguma finalidade específica). O) a influência do Espírito Santo (Rúkha hol – RODSHUA) é vista atuante em três níveis, no AT, a saber: I, no nível intelectual (ver Êx 28,3; 35,3.31; Dt 34,9); II, no nível moral (ver Sl 51,11; Is 63,10 e 143,10); III, no nível espiritual ou religioso (ver Os 9,7; Ez 2,2 e 3,24). P) o Espírito Santo (Rúkha hol – RODSHUA) foi prometido para uma nova dispensação futura, em que se manifestaria de outras formas, a tal ponto que, nos tempos do Messias, ele seria derramado sobre “toda carne” (ver Joel 2,28ss).

2. Como o Espírito Santo (Rúkha hol – RODSHUA) é visto no NT? Em face do fato de que o Novo Testamento se alicerça sobre o Antigo , é natural que a nova dispensação comparti-lhe, em termos gerais, das idéias da antiga, ainda que com algumas adições e esclarecimentos.

A) Em relação a Cristo (Christós), o Espírito Santo (Rúkha hol – RODSHUA) é visto na concepção da Virgem Maria (ver Mt 1,18-20 e Lc 1,23), é visto como aquele que ungiu e fortaleceu a Cristo (Christós), quando de seu batismo, para que ele pudesse dar início à sua missão especial como o Messias (ver Mt 3,16).



{Grifo meu: veja a seguir um estudo a parte de que apareceu um vídeo na internet.... falando que o Espírito Santo não existe!!! Veja que provo ao contrário!!!! E, principalmente pelo descrito acima – “da virgem Maria! O que então a agraciaria???”. Se não fosse pelo Espírito Santo??? Veja logo abaixo esse estudo de minha particularidade aparte desse estudo.... material tirado da Bíblia de Estudo: “Plenitude” – Edição com letras vermelhas R e C da SBB.}:



Pela queda do homem Gn 3,15; o Filho não mais apareceu pela desobediência do “homem” – vindo a retornar somente no “NT” para unir novamente, pelos sacrifícios de morte, - o “povo humano” com Deus Yaohu – em Espírito! Sendo assim, Ele volta para o Pai (...)! E reenvia o Rúkha hol RODSHUA para ficar com os que são dele como um “selo”! Quando, sua Igreja “Subir” – O que ainda detém a maldade no mundo – será removida: O Espírito Santo: Gn 1,2 – AT. Uma só vez! Às outras são no NT – onde Ele se mostrará aos Apóstolos NÃO AO MUNDO POIS NÃO CRIA NELE.: Mt 7,7.8; Mc 1,8; 3,29; Jo 14,16.26 – (Jo 14,15-30). João 14,22-23: Disse então Judas [não o Iscariotes]: “Senhor, mas por que te revelarás a nós e não ao mundo?”

Respondeu Yaohushua: “Se alguém me ama, obedecerá à minha Palavra meu Pai o amará, nós viremos a ele e faremos morada nele. (...). Sendo assim, no “AT” não o conheceram por este motivo: Desobediência a Palavra!!! E somente pelo “Evangelho” – Ele seria conhecido a 3ª Pessoa da TRINDADE! Mt 24,15; Mc 13,14; Dn 9,20-27 (Lv 26,14.21.24.28); Ap 11,2; 12,6.14; Dn 8,13; 11,31; 12,11 – TOMAR O MÁXIMO DE CUIDADO PARA NÃO CAIRDES EM: “2Ts 2,1-12!” (Jo 16,8-15!!!!)? Quem? Tome cuidado com isso: “Mt 24,15-27” (preste atenção no que o Filho fala MATEUS 24,24-25! VEJA: 2Ts 2,9; 2Tm 2,19; 1Pe 4; Fp 1!!!!! 1Co 3,11: PELO MOTIVO DE SURGIR FALSOS CRISTOS... ENTRETANTO, O FIRME FUNDAMENTO DE DEUS YAOHU PERMANECE, TENDO ESTE SELO: O YHVH CONHECE OS QUE LHE PERTENCEM. E MAIS: APARTE-SE DA INJUSTIÇA TODO AQUELE QUE PROFESSA O NOME DE YHVH!!!!!!!

1Co 2,6-16. (Reflita sobre 1Co 2,9-10; 14). Por isso mesmo sou cuidadoso com 1Co 1,17. Mas procuro com afinco à: “1Co 1,18 – 2,16; 3,18-23” – reflita sobre isso ok! Observe: 1Co 2,1.4.13!

ELE MANTÉM UM RELACIONAMENTO COM PESSOAS HUMANAS: ELE PODE FICAR ENTRISTECIDO: EFÉSIOS 4,30. MENTIRAM PRO “E.S.” - ATOS 5,3 E O BLASFEMARAM MATEUS 12,31-32.

Cuidado com a Filosofia mundana não se conforma com ele (Cl 2,8): Aqui mora o perigo! Cuidado. [Rm 16,17; Ef 5,6; etc.].

Is 61,1 – Is 11,2:

Isaías 11,2: Repousará sobre Ele o Rúkha veio de maneira poderosa sobre os crentes – especialmente sobre seus líderes – no Antigo Testamento (p. ex., Moisés [Nm 11,17], os anciãos [Nm 11,25-26], Josué [Dt 34,9], os juízes [Jz 3,10.11.29; 13,25], os reis [1Sm 10,6; 11,6; 16,13; 2Sm 23,2] e os profetas [1Sm 10,10; 2Sm 23,2; 1Rs 22,24; Mq 3,8]).

O Rúkha que estabeleceu o Reino de Deus Yaohu (veja Gn 1,2; Jz 3,10; 6,34; 1Sm 10,6).

Este material é tirado da Bíblia de estudo de Genebra! (Isaías).

Aqui, coloco meu grifo: COMO SABEMOS A ESCRITURA FALA QUE NADA TERIA SIDO FEITO SEM O FILHO QUE É A PALAVRA E SE FEZ CARNE! (Jo 1,1-4). Ok. O “Espírito Santo (Rúkha hol – RODSHUA) – estava no princípio! E por “Ele” – tudo se fez por ordem do Pai Yaohu! Agora, todo o descrito acima – é obra do Espírito Santo (Rúkha hol – RODSHUA)!!!!! Mas, com a citação de João 1, muitos vem a crer que somente pelo “Filho” – tudo veio a acontecer.....!!!! Querendo desmentir a “TRINDADE” – como vídeos que circulam na internet!!! Então quero que expliquem: “SE ESTÃO FALANDO QUE A TRADUÇÃO DA “BÍBLIA” – TÊM MAIS DE 2500 ERROS....!!!!! Como fica: EXATAMENTE ESTA PASSAGEM (Lc 1,28-38; Mt 1,20; Mt 1,18)”???? Ok! Então se falam que o Espírito (Rúkha) é o “Filho” – e o Filho é Deus Yaohu – como explicar o fato de: “Maria” e “Isabel”???? DESMENTEM DESCARADAMENTE O PAI e o FILHO!!!!”.

Por isso mesmo, temos que ter uma “TESTEMUNHA” OCULAR – A 3ª PESSOA DA TRINDADE!!!! [ESTRANHO. POIS, O DEUS PAI É CHAMADO E TEM O TÍTULO DE: “SENHOR!”. O FILHO QUE TAMBÉM É DEUS RECEBE O MESMO TÍTULO OU NOME DE: “SENHOR!” MAS O ESPÍRITO SANTO??? NÃO RECEBE NEM O TÍTULO NEM O NOME????!!!! ENGRAÇADO! APESAR DE SER UM TERMO PAGÃO MAS SÓ PARA O PAI E FILHO!!? REFLETIMOS SOBRE TESTEMUNHAS: Dt 17,6; Mt 18,16; At 2,32; 2Co 13,1; Hb 12,1; Ap 1,5; 3,14; 11,3; 17,6].

Voltando ao estudo:(grifo meu): Sabedoria [1Rs 3,9]. O Messias possuiria exatamente essa sabedoria. ENTENDIMENTO (Pv 4,5.7; 9,10; 23,23) que emanam da sabedoria divina. CONSELHO. O Messias já fora chamado de “Maravilhoso Conselheiro” (9,6). Fortaleza (9,6). Conhecimento (33,6; 44,19.25; 47.10; 53,11). Esse estudo é para reafirmar que o ESPÍRITO SANTO EXISTE INDEPENDENTE DOS ERROS COLOCADOS NA BÍBLIA!!!! COMO CORRE VÍDEO NA INTERNET e no YOU TUBE!!!!!!!!!!!! (Falando que a 3ª Pessoa é invenção de homens...!). ANSELMO ESTEVAN.

Voltando ao estudo anterior: (Mt 3,16). Também o Espírito Santo (Rúkha hol – RODSHUA) é visto como o agente capacitador de Cristo (Christós) em seu labor, maneira de andar e serviço (ver Lc 4,1.14), como a força ressuscitadora (ver Rm 8,11) e, desde então até o presente, na qualidade de “alter ego” de Cristo (Christós) neste mundo, o Espírito Santo (Rúkha hol – RODSHUA) é visto a realizar a obra de Cristo (Christós), como sua testemunha poderosa (ver João 15,26; 16,8-11.13.14).

B) Em relação a todos os homens o Espírito Santo (Rúkha hol – RODSHUA) é visto como uma força influenciadora universal, que testifica sobre o pecado, a retidão e o julgamento. Ele controla o mal que há no mundo e convence os homens do pecado, atuando sobre todos os homens através de sua influência, personalidade e presença (ver João 16,7-11). Podemos supor que o mundo seria intoleravelmente mau, não fora à influência do Espírito Santo (Rúkha hol – RODSHUA), que constrange a iniquidade inerente nos homens.

C) Em relação à Igreja, o Espírito Santo (Rúkha hol – RODSHUA) é visto como o único que pode regenerar a uma alma, mediante seu toque operador e transformador (ver João 3,3-5). Todos os crentes, portanto, devem possuir o Espírito Santo (Rúkha hol – RODSHUA) [ver Rm 8,9], ainda que a sua influência varie grandemente de um crente individual para outro, dependendo isso exclusivamente de como cada qual permite que o Espírito Santo (Rúkha hol – RODSHUA) o controle (ver Atos 2; Ef 1,13.14 e 5,18). É igualmente o Espírito Santo (Rúkha hol – RODSHUA) que forma a unidade da Igreja, em um corpo (ver Mt 16,18; Hb 12,23 e 1Co 12,12.13, o que pode ser chamado de “batismo”, ainda que não se trate de um batismo da mesma natureza com que o crente individual pode ser batizado). E é desse modo que a Igreja se torna O TEMPLO DO ESPÍRITO (Rúkha), seu lugar especial de manifestação (ver 1Co 3,16.17). A presença habilitadora do Espírito Santo (Rúkha hol – RODSHUA), entre os crentes, deve ser contínua e perpétua (ver João 14,16). Essa presença habilitadora produz frutos no crente, semelhantes à natureza moral positiva de Deus (Yaohu) [ver Gl 5,22.23]. O alvo precípuo da implantação dos frutos do Espírito (Rúkha) no crente, bem como de todas as suas operações na alma, é o de transformar os crentes segundo a imagem de Cristo (Christós), nos termos mais literais possíveis, de tal modo que estes venham a compartilhar da natureza moral e metafísica essencial de Cristo (Christós) [ver Rm 8,29; Ef 1,23 e 2 Co 3,18]. E, sendo o Espírito (Rúkha) aquele que nos impulsiona na direção desse alvo, ele é o intercessor em favor dos crentes, orando naquilo que o crente nem ao menos é capaz de proferir, visando o benefício dos mesmos (ver Rm 8,2-17). O Espírito Santo (Rúkha hol – RODSHUA) é igualmente a garantia da herança que os crentes têm em Cristo (Christós) [ver Rm 8,15-17]. No funcionamento das Igrejas locais, o Espírito Santo (Rúkha hol – RODSHUA) é o distribuidor de todas as manifestações carismáticas espirituais (ver 1Co 12 – 14).

3. Os símbolos do Espírito Santo (Rúkha hol – RODSHUA) são os seguintes: A) O azeite (ver João 3,34 e Hb 1,9). B) A água (ver João 7,38.39). C) O vento (ver Atos 2,2 e João 3,8). D) O fogo (ver Atos 2,3) E) A pomba [descer como pomba! Pousar. Grifo meu] (ver Mt 3,16). F) O selo (ver Ef 1,13 e 4,30). G) O pagamento inicial ou garantia (ver Ef 1,14).

4. O Espírito Santo (Rúkha hol – RODSHUA) é o terceiro membro da Trindade santa (ver as notas expositivas referentes a João 5,6 no NTI).

“O pano de fundo sobre o que Paulo tem a dizer concernente ao Espírito Santo (Rúkha hol – RODSHUA) tem bases no AT. Ali o Espírito (Rúkha) aparece como o ‘sopro de Deus (Yaohu)’, no sentido de ser a presença de Deus (Yaohu) ou o poder de Deus (Yaohu) como algo visível e operante no mundo. Somos informados de que o Espírito (Rúkha) de Deus (Yaohu) pairava por sobre o caos primevo (ver Gn 1,2); que os profetas foram iluminados e fortalecidos pelo Espírito (Rúkha) [ver 1Sm 10,10, além de muitas outras referências]; que ninguém é capaz de fugir da presença do Espírito (Rúkha) de Deus (Yaohu) [ver Sl 139,7]. O Espírito (Rúkha) de Deus (Yaohu) é a presença auto-autenticadora do poder de Deus (Yaohu). É ensinado no AT que o Messias seria especialmente dotado pelo Espírito Santo (Rúkha hol – RODSHUA). E a nova dispensação, que Cristo (Christós) inauguraria haveria de ser uma era do Espírito Santo (Rúkha hol – RODSHUA). Ora, um dos fatos mais certos e íntimos da primitiva comunidade cristã (messiânicos) é que ela vivia em um ambiente de manifestações do Espírito (Rúkha). Esse Espírito (Rúkha) se apresenta tanto como o Espírito (Rúkha) eterno de Deus (Yaohu) quanto como o Espírito (Rúkha) de Jesus (Yaohushua), - que era relembrado como companheiro e Mestre. A possessão do Espírito Santo (Rúkha hol – RODSHUA), pois, era considerada o selo da ressurreição e o sinal seguro de que a nova era de fato começava. O Espírito Santo (Rúkha hol – RODSHUA) é como o pagamento inicial da glória futura, - que, portanto, deixa de ser assim inteiramente futura. O Espírito Santo (Rúkha hol – RODSHUA) [descrito em Rm 5,5 como ‘amor de Deus (Yaohu)...derramado em nossos corações’] é, portanto, a base empírica da fé e da esperança. Ele é a garantia tanto da significação do que ocorreu (isto é, a morte e ressurreição de Jesus (Yaohushua), bem como a justificação dos crentes) como da realidade do que ainda acontecerá (ou seja, à volta de Cristo (Christós) e a nossa total libertação do poder do pecado e da morte). É o Espírito Santo (Rúkha hol – RODSHUA) que reúne todas as peças componentes daquele acontecimento e que denominamos de revelação em Cristo (Christós), transpondo o hiato entre o passado e o futuro, o que, até este ponto, com tanta freqüência tem aparecido como importante característica e elemento do “pensamento Paulino”. (John Knox, na introdução ao oitavo capítulo da epístola aos Romanos).

IV Sumário de Qualidade e Atribuições

Um sumário de ensino bíblico sobre as qualidades e atribuições do Espírito Santo (Rúkha hol – RODSHUA), seria mais ou menos o seguinte: 1. Ele é o Espírito (Rúkha) de Deus (Yaohu) [ver Rm 8,14]. 2. O Espírito (Rúkha) de Cristo (Christós) [ver Rm 8,9]. 3. O Espírito (Rúkha) do Pai (ver Mt 10,20). 4. O Espírito (Rúkha) do YHVH (ver 2Co 3,17). 5. O Espírito Santo (Rúkha hol – RODSHUA) [ver Atos 2]. 6. O Espírito (Rúkha) de sabedoria e revelação (ver Ef 1,17). 7. O Espírito (Rúkha) de poder, de amor e de bom senso (ver 2Tm 1,7). 8. O Espírito (Rúkha) de adoção e de oração (ver Rm 8,15). 9. Espírito (Rúkha) de santificação (ver Rm 1,4). 10. O Espírito (Rúkha) de vida (ver Rm 8,10). 11. O Espírito (Rúkha) de mansidão (ver 1Co 4,21). 12. O Espírito (Rúkha) de consolo (ver Atos 9,31). 13. O Espírito (Rúkha) de glória (1Pd 4,14). 14. O Espírito (Rúkha) de selagem, a garantia da vida eterna (ver Ef 1,13.14). 15. O Espírito (Rúkha) de todas as manifestações cristãs (messiânicas) carismáticas (ver 1Co 12,4). (Extraído do comentário de Lange).

V. Espírito (Rúkha) de Verdade

João 14,17; a saber, o Espírito (Rúkha) da verdade, o qual o mundo NÃO PODE RECEBER; PORQUE NÃO O VÊ NEM O CONHECE; MAS VOS CONHECEIS, PORQUE ELE HABITA CONVOSCO, E ESTARÁ EM VÓS.

“...O Espírito (Rúkha) de verdade, que o mundo não pode receber...” o Espírito Santo (Rúkha hol – RODSHUA) é chamado de Espírito (Rúkha) da verdade por causa dos seguintes pontos:

1. Ele vem de Deus (Yaohu) e representa a verdade de Deus (Yaohu), a fonte de toda a verdade. Ensina os homens a verdade de Cristo (Christós – o Messias).

2. Ele é a revelação especial e a iluminação da verdade do “Logos” ETERNO.

3. Ele é o revelador da verdade de Jesus (Yaohushua) em sua encarnação, bem como de sua manifestação entre os homens, isto é, das verdades que ele veio desvendar, visando o benefício da humanidade, por causa do ministério terreno de Jesus (Yaohushua), o “Logos” ENCARNADO.

4. Ele torna a verdade objetiva (a verdade divina) subjetiva para os homens, transmitindo-a para eles e fazendo-os compreenderam-na. Essa aplicação consiste particularmente na iluminação da plena verdade de Deus (Yaohu), segundo ela tem sido revelada em Cristo (Christós), para benefício dos homens.

5. Em sua própria pessoa ela é a verdade, porquanto ele mesmo é Deus (Yaohu), sendo especialmente por seu intermédio que os homens estão sendo transformados, para que venham atingir com êxito o seu destino como homens. Ele é a verdade metafísica revelada aos homens, porquanto produz essa revelação nos homens, administrando a vontade de Deus (Yaohu) Pai. Ele produz em nós aquela transformação ética diária, e é através dessa operação que ele produz a transformação metafísica do ser humano, a fim de que os remidos se tornem participantes da natureza divina. (Ver 2Co 3,18).

Além da presente referência ao Espírito Santo (Rúkha hol RODSHUA) , chamando-o de “Espírito de verdade” (Rúkha de verdade), também vemos essa verdade exposta nos trechos de João 15,26; 16,13; e 1 João 4,6.

6. Entre as cinco afirmativas atinentes do divino Ajudador, três chamam-no de Espírito da verdade (Rúkha da verdade): João 14,17; 15,26; e 16,13.

Cristo (Christós) era a verdade, João 14,6.

Aquela fé religiosa que negligencia a Cristo (Christós), ou lhe confere posição inferior à que ele tem no NT, é falsa. Ver Gl 1,8.9.

O Espírito (Rúkha) será o agente que conduzirá os homens a Cristo (Christós), aqueles que o Pai lhe deu. Ver João 15,26.

7. Na qualidade de “Espírito da verdade (Rúkha da verdade), o divino Paracletos guiaria os remidos a “...toda a verdade....” “Tenho ainda muito que vos dizer...” Isso teria lugar quando da continuação da obra de Cristo (Christós) no mundo e nos corações de seus discípulos, mediante o ministério do Espírito Santo (Rúkha hol – RODSHUA), antes e depois de sua ascensão aos lugares celestiais.

VI Testemunha da Salvação dos Crentes:

Rm 8,16: O Espírito (Rúkha) mesmo testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus (Yaohu).

“...O próprio Espírito (Rúkha) testifica com o nosso espírito (rûah) que somos filhos de Deus (Yaohu)...”, O Espírito Santo (Rúkha hol – RODSHUA) contínua em foco em Rm 8,16, e não o espírito (rûah) humano ou o homem interior. Embora o Espírito (Rúkha) de Deus (Yaohu) é quem dê testemunho da filiação dos crentes, é o espírito (rûah) humano que recebe esse testemunho.

“...testifica com...”. Essas palavras que o Espírito (Rúkha) de Deus (Yaohu) reforça e acompanha o testemunho já existente no homem interior.

É devido a essa consciência de filiação que tem origem divina, que os crentes aprendem, de maneira bem real, a chamar Deus (Yaohu) de “Abba, Pai”. Um indivíduo qualquer pode ter alguma inclinação para invocar a um poder superior, como se pedisse auxílio de seu pai, mas é o Espírito Santo (Rúkha hol – RODSHUA) que produz, no crente, o conhecimento espiritual e a intima convicção dessa realidade, assegurando-lhe que Deus (Yaohu), o mais elevado de todos os poderes, é seu Pai, espiritualmente falando. Isso assegura a consciência não somente da dignidade de sua posição, mas também da natureza de sua transformação segundo a forma de vida divina. Ver Ef 3,19.

O trecho de Gl 4,6 é um paralelo quase exato deste versículo. Ali vemos que o Filho foi enviado por Deus (Yaohu) Pai com o propósito distinto de criar, no coração humano, o clamor que diz: “Abba, Pai”.

A certitudo gratiae, ou seja, a “certeza da graça”, tem sido corretamente deduzida deste versículo, contrariamente ao parecer daqueles que pensam que ninguém pode ter real certeza de que está “salvo”, ou que tem sido levado à justificação e à regeneração por meio da graça divina.

Testes de confirmação.

1. O próprio impulso íntimo que nos impele a considerar Deus (Yaohu) como nosso Pai, invocando-o como tal.

2. A consciência que disso temos, intuitiva, e não racional, mas nem por isso, irracional.

3. A “comunhão” assim criada, e isso com Deus (Yaohu) Pai e com Deus (Yaohu) Filho, o que pressupõe um contacto espiritual genuíno. (Ver 1 João 1,3).

4. A comunhão que é criada entre nós e os outros crentes, em um profundo amor, formando uma espécie de laço familiar. (Ver 1 João 1,7).

5. Um andar santo, em que há vitória sobre o pecado, apresentando por todo o oitavo capítulo da epístola aos Romanos, bem como no trecho de 1 João 1,7.

6. A importantíssima consciência de que o alvo dessa nossa comunhão é fazer-nos semelhantes ao Filho de Deus (Yaohu), sendo nós progressivamente conformados segundo a sua imagem, por obra e graça do Espírito Santo (Rúkha hol – RODSHUA). [Ver Rm 8,29 e 1 João 3,2, que são trechos que expressam esse mesmo conceito].

VII. A Obra e a Orientação do Espírito (Rúkha)

1. Os antigos títulos atribuídos ao livro de Atos, incluíam aquele sugerido por alguns dos primeiros pais da Igreja: “Atos do Espírito Santo” (Atos do Rúkha hol - RODSHUA). Esse livro pressupõe, do princípio ao fim, que o Espírito Santo (Rúkha hol – RODSHUA é a força dirigente do movimento dos primeiros missionários cristãos [messiânicos]).

2. O Pentecostes (ver Atos 2), foi o princípio das operações do Espírito (Rúkha); e esse ato proveu para a Igreja o seu nascimento e o poder necessário para sua expansão.

3. Por ser criador (ver Gn 1,26.27), o Espírito Santo (Rúkha hol – RODSHUA) também é capaz de realizar criações espirituais (ver 2Co 5,17) e assim sendo, ele é a força por detrás de toda a espiritualidade (ver Gl 5,22.23), a começar pela conversão (ver João 3,3).

4. Ele dirige ativamente os ministros do evangelho (ver Atos 16,6.7.10).

5. Ele santifica àqueles que converte (ver Rm 15,16).

6. Ele exerce um ministério no mundo, e não apenas na Igreja (ver João 16,8-11).

7. Ele é o mestre supremo (ver João 14,26).

8. Glorificar Cristo (Christós) e promover a sua causa é o objetivo de seus esforços (ver João 15,16).

9. Ele habita nos santos (ver Ef 2,20), tornando-os templos de Deus (Yaohu) e conferindo-lhes acesso a Deus (Yaohu).

10. Ele ajuda-nos em nossas fraquezas (ver Rm 8,26).

11. Temos a capacidade de resistir ao Espírito Santo (Rúkha hol – RODSHUA) [ver Atos 7,51], bem como de entristece-lo (Ef 4,30).

VIII. Autor de Inspiração

Referências e ideias. A inspiração dada pelo Espírito Santo (Rúkha hol – RODSHUA):

1. A inspiração do Espírito Santo (Rúkha hol – RODSHUA) foi predita (ver Joel 2,28 com Atos 2,16-18). 2. Toda a Escritura foi dada por ela (ver 2Sm 23,2; 2Tm 3,16 e 2Pe 1,21) [não a Bíblia mas a escritura sagrada] grifo meu. 3. O seu desígnio é revelar os acontecimentos futuros (ver Atos 1,16; Atos 28,25 e 1Pe 1,11). 4. É revelar os mistérios de Deus (Yaohu) [ver Amós 3,7 e 1Co 2,10]. 5. É conferir poder aos ministros (ver Mq 3,8 e Atos 1,8). 6. É dirigir aos ministros (ver Ez 3,24-27; Atos 11,12 e 13,2). 7. É controlar aos ministros (ver Atos 16,6). 8. É testificar contra o pecado (ver 2Rs 17,13; Ne 9,30; Mq 3,8 e João 16,8.9). 9. Seus modos de manifestação são diversos (ver Hb 1,1). 10. Por impulso secreto (ver Jz 13,15; 2Pe 1,21). 11. Por uma voz (ver Is 6,8; Atos 2,29 e Ap 1,10). 12. Por visões (ver Nm 12,6 e Ez 11,24). 13. Por sonhos (ver Nm 12,6 e Dn 7,1). 14. É necessária às profecias (ver Nm 12,6 e Dn 7,1; 20,14-17). 15. É irresistível (ver Amós 3,8). 16. Os desprezadores da inspiração do Espírito Santo (Rúkha hol – RODSHUA) são castigados (ver 2Cr 36,15.16; e Zc 7,12).

IX. O Espírito de Cristo é o Espírito de Deus (O Rúkha de: Christós [O UNGIDO] – {YAOHUSHUA} é o Rúkha de Deus [YAOHU]): Rm 8,9.

Não se pode demonstrar, pelas Escrituras, que o “Espírito de Cristo” (Rúkha de Christós) não é o mesmo “Espírito Santo” (Rúkha hol – RODSHUA). Dá-se justamente o contrário, pois o Espírito de Deus (Rúkha de Yaohu) recebe muitas designações nas páginas da Bíblia, {Olhem que cita somente nas páginas da “Bíblia!” Não “na Escritura!!! Ok!”} Grifo meu, conforme também se vê claramente nas notas expositivas, no NTI, sobre o 1º vs. Deste capítulo. Este versículo requer a – identificação – desses dois termos, pois o texto mostra-nos que essas duas expressões são sinônimas. Ainda que deixássemos inteiramente de lado a porção final deste versículo, que encerra a referência ao “Espírito de Cristo” (Rúkha de Yaohushua – o UNGIDO [Christós] – o MESSIAS!), a primeira parte do mesmo já afirma que todos os crentes devem contar com a presença habitadora do Espírito de Deus (Rúkha de Yaohu), já que os verdadeiros crentes são descritos como pessoas que estão “no Espírito” (Rúkha), e não “na carne”. Esse “estar no Espírito” (Rúkha) é imediatamente esclarecido pelo próprio versículo como a presença habitadora do Espírito Santo (Rúkha hol – RODSHUA). É essa presença habitadora que faz o crente estar “no Espírito” (Rúkha), e não “na carne...” Toda essa verdade pode ser determinada sem fazermos qualquer vinculação ao “Espírito de Cristo” (Rúkha de Christós – o UNGIDO – Yaohushua). A sentença que diz que o Espírito de Cristo (Rúkha de Christós) está em nós foi acrescentada a fim de declarar a mesma verdade ao contrário, o que já havia sido afirmado direta e positivamente. Por conseguinte “estar no Espírito” (estar no Rúkha) significa contar com a presença habitadora do Espírito Santo (Rúkha hol – RODSHUA), pois, sem a presença habitadora do Espírito Santo (Rúkha hol – RODSHUA) {ou Espírito de Cristo} [Rúkha de Christós], o individuo não pertence a Jesus Cristo (Yaohushua Mashiach – o Messias), nem ao menos sendo um crente.

Pondo para um lado todas as controvérsias, deve-se asseverar que o presente versículo ensina, bem especificamente, que o verdadeiro crente deve ter uma vida vitoriosa, algo que não pode ser conseguido pelos legalistas, porquanto é dentro do sistema da graça divina que o Espírito Santo de Deus (Rúkha hol – RODSHUA de Yaohu) é propiciado aos homens, a fim de neles habitar, com o resultado óbvio e necessário que andarão santamente na fé cristã (messiânica – seguidor do Messias!). Portanto, a graça divina exige um andar santo, dando-nos, igualmente, as armas necessárias para cumprimento desse alvo, longe de dar-nos licença para pecar. O crente é o templo de Deus Yaohu. O Espírito Santo (Rúkha hol – RODSHUA) purifica esse templo quando se muda para ali, a fim de que faça do crente a sua habitação apropriada. Porém, se esse templo não for limpo no sangue de Cristo (Christós) e através da regeneração do Espírito (Rúkha), não é possível encontramos o Espírito de Deus (Rúkha de Yaohu) ali abitando.



Bem, resumidamente é isto! Agora para quem não acredita na terceira pessoa por não ter um Nome? Esta desacreditando também nas outras duas Pessoas. Sendo, assim, um Anti-Christós! Por isso cuidado!!!!! Anselmo Estevan.



SOMENTE, NO INTUITO DE EVANGELIZAR, E, EVANGELIZAR CORRETAMENTE NOS NOMES PRÓPRIOS DA “TRINDADE”, AGUARDEM PARA BREVE, MAIS ESTUDOS: BLASFÊMIA CONTRA O RÚKHA hol – RODSHUA....! A TRINDADE: UM SÓ DEUS (YAOHU) OU TRÊS DEUSES....???? O RÚKHA hol – RODSHUA: TODOS OS CRISTÃOS (MESSIÂNICOS) TÊM O RÚKHA hol – RODSHUA....??? E (‘El) QUAL SEU SIGNIFICADO NO NOME – “DEUSES” QUE É “DEUS”????? AGUARDEM!

Nenhum comentário:

Postar um comentário